quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mensálão: À hora da verdade.


 Às vésperas do julgamento do caso de corrupção que marcou o governo do ex-presidente Lula, o famoso dito mensalão começa a preocupar a turminha envolvida nesse escândalo! 

  Vejam como reagem um dos participantes desse caso de corrupção que quase deu em "Impeachment" do então presidente Lula.
19/04/2012 21:01
Réu do mensalão visita ministros do STF
Fernando Pilatos/Futurapress
Foto
CUNHA:
 O deputado João Paulo Cunha (PT-SP), um dos réus no escândalo do mensalão, quer visitar todos os ministros do Supremo Tribunal Federal, a fim de entregar o relatório de atividades de 2011 da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Eu tenho que entregar para todo o mundo do Direito – OAB, STF... É uma prestação de contas”, justificou. Ao ser questionado pela repórter Myrcia Hessen, deste site, se a ideia era mostrar aos ministros que ele, enquanto presidente da CCJ, ajudou a aprovar projetos de interesse do Judiciário, o deputado perdeu a calma.


Por que entregar esse documento? Qual o interesse maior?


É só um relatório de atividades da CCJ durante o ano de 2011. É uma publicação que a Câmara faz. São dezenas de deputados presentes, não só eu, mas eu tenho que entregar para todo o mundo do Direito – OAB, STF... É uma prestação de contas.

Mas o senhor é obrigado a “prestar contas”?
Não.

O senhor quis mostrar ao STF que houve vários projetos aprovados que beneficiaram o judiciário?

Não foram só projetos do judiciário. São projetos do meio ambiente, da saúde, do trânsito. Tudo que fizemos naquele ano.

Quantos ministros o senhor já visitou? Foi bem recepcionado?

Eu só visitei o Toffoli. Eu pedi para visitar os 11, mas esta semana da posse do presidente novo eu não fui mais. Não tem nada a ver o que esse jornalista colocou lá, que eu estava batendo de porta em porta.

O senhor tem aproveitado para tratar do julgamento do mensalão? Houve alguma conversa nesse sentido?

Lógico que não. Você acha que eu sou imbecil de ir lá e falar do mensalão? Isso é coisa de idiota. Como eu vou chegar no ministro e dizer ‘vim aqui falar de mensalão’ - e falar do mensalão? O cara ia me chamar de idiota. Eu entrego o relatório de atividades, tiro uma foto e vou embora.
fonte: CH
  Embora sendo um dos participante do "mensalão" João Paulo Cunha como os outros envolvidos no mesmo escândalo continuaram livres, alguns desses sujeitos voltaram à vida pública.

Mensalão? O que é isso mesmo?

Publicado em às hs

"O cientista político Marco Antonio Villa disse em entrevista ao R7, acreditar que o mensalão será um fato esquecido em 2010, quase uma “lembrança longínqua na história” e que o espaço que os políticos envolvidos ainda têm se deve à falta de “memória política” dos brasileiros e do silêncio da oposição.






Eu que o mensalão vai se tornar assim uma espécie de grife. O mensaleiro pode até se apresentar dizer: “eu participei do mensalão”, ou, “eu fiz o mensalão para você”. Assim, como se tivesse feito parte da constituinte de 88. Será um “Q” a mais na hora de angariar votos.





Em 2006, oito mensaleiros conseguiram se reeleger, mesmo com o escândalo “fresco”: João Paulo Cunha (PT-SP), José Mentor (PT-SP), Vadão Gomes (PP-SP), Sandro Mabel (PL-GO), Pedro Henry (PP-MT), Paulo Rocha (PT-PA), Valdemar da Costa Neto (PR-SP) e José Genoíno (PT-SP).
fonte:
Blog do Pannunzio Nesta lista mostra alguns dos nobres que fizeram estremecer o governo do presidente Lula.

 Nunca se ouve na história do país um caso de corrupção quão notório! O mensálão abalou todo os poderes da república.


 Ayres Britto cita mensalão em posse no STF




O que farão os nobres ministros magistrasdos?



sábado, 2 de abril de 2011


Relatório final da Polícia Federal confirma mensalão



"O relatório final da Polícia Federal confirma a existência do mensalão, um esquema de corrupção no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pagava parlamentares para aprovarem projetos de interesse do Palácio do Planaltodo. A afirmação está na edição deste final de semana da revista Época, que diz ter tido acesso às conclusões da PF.



Segundo a revista, foi a pedido do hoje ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) que a Polícia Federal produziu sigilosamente um documento de 332 páginas, que encerra seis anos de investigações. A reportagem diz que a PF “vasculhou centenas de contas bancárias, esmiuçou dezenas de documentos internos das empresas envolvidas no esquema e ouviu cerca de 100 testemunhas”.


O mensalão teria envolvido cinco partidos, dezenas de parlamentares, centenas de contas bancárias e compra maciça de apoio político no Congresso, o que faria deste o “maior esquema de corrupção já descoberto no país”.


Leia Mais :http://noticias.r7.com


Postado por Fàbio Luciano  

 Lewandowski quer julgar “mensalão” no primeiro semestre

Ministro negou que esteja sendo pressionado por outros colegas no STF a acelerar a revisão do processo


Wilson Lima, iG Brasília

19/04/2012 12:00:36

O ministro revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski, afirmou na noite desta quarta-feira (18) que pretende julgar o caso ainda no primeiro semestre deste ano. A afirmação foi feita após a posse da ministra Cármen Lúcia como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



Foto: STF / Divulgação
  Ricardo Lewandowski é o ministro do STF responsável por revisar processo do mensalão


 "Antes da posse da ministra Cármen Lúcia, Lewandowski encaminhou ofício ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, renunciando ao seu mandato como ministro do TSE que iria até 5 de maio do ano que vem. Nos bastidores, a renúncia tem como objetivo agilizar a análise do processo do mensalão. Oficialmente, o ministro negou. Afirmou apenas que “cumpriu a sua missão” e que acredita “nos preceitos republicanos e na temporariedade dos mandatos”. “Acredito também que devemos dar lugar aos mais novos e o rodízio é muito importante para a República”, declarou.


No entanto, Lewandowski admitiu que, a partir de agora, terá mais tempo para analisar vários temas polêmicos. Entre os quais o caso mensalão. “Há vários temas, várias questões pendentes que agora serão objetos de uma análise mais vertida por parte da minha pessoa. Eu terei mais tempo evidentemente a vários temas. Tem a questão das cotas raciais, de minha relatoria, os planos econômicos (Color I e II), então há várias questões importantíssimas que eu quero julgar ainda no primeiro semestre”.



Durante essa semana, ministros do STF criticaram publicamente a lentidão com que Lewandowski tem feito a análise do caso mensalão. No final do ano passado, o ministro Joaquim Barbosa encaminhou o relatório do processo ao ministro Lewandowski, que ainda não deu seu parecer. Sem o aval de Lewandowski, os demais ministros não tem como elaborar seus votos e o caso não vai a julgamento.


"O próximo presidente do Supremo, ministro Ayres Britto, tem como uma de suas prioridades o julgamento do mensalão. O medo dele e de outros ministros é que alguns crimes prescrevam e determinados réus não sejam condenados.




 O que toda sociedade espera é que os ladrões do erário sejam condenados e paguem pelo seus maus feitos!

Cabe aos majestrados fazerem cumprir às leis.


  

Nenhum comentário: