sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O cínico.


 Assistimos no dia 03/01/2013, um réu condenado pelo Superior Tribunal Federal "STF" Corte Maior da Republica Federativa Brasileira, à posse de José Genoíno na Câmara dos Deputados Federais do Brasil.

O condenado e agora deputado federal empossado José Genoíno chegou ao Congresso Nacional portando a Carta magna debaixo do seu braço! A constituição brasileira lhe garante o direito legítimo que precisa para assumir o cargo de deputado federal no Congresso Nacional.

 Mais esta mesma constituição Federal desnuda para toda sociedade brasileira o verdadeiro caráter deste senhor, que foi condenado pelo STF com provas legitima baseada na Constituição Federal e no nosso Código Penal Brasileiro.

Mais uma vez assino embaixo do comentário do jornalista Carlos Chagas. 

FALTOU UM ESTADISTA

Por Carlos Chagas


 Admite-se que José Genoíno se sinta amargurado, injustiçado e até  necessitado. Afinal, de líder  e   presidente do PT,  passou a réu condenado a 6 anos e 11 meses de prisão  por corrupção ativa e formação de quadrilha. Diferente da maioria dos demais mensaleiros, não meteu a mão nos cofres públicos nem privados. Não fez negócios escusos nem  prestou consultorias regiamente remuneradas. Seu curto  patrimônio é compatível com os vencimentos de que sempre viveu. Mora num  apartamento  pequeno, não tem fazendas, lanchas ou carros de luxo.
  
Perdeu a noção de muitos  valores  mas   assumiu ontem,   como suplente,  para enfrentar despesas de sobrevivência.  Faltaram-lhe conselheiros capazes de sugerir a  permanência  à sombra,  melhor forma de enfrentar o futuro  amargo que o aguarda.
  
O problema não é o Genoíno, que cumprirá seu destino. É a total ausência de um estadista na presidência da Câmara, em condições de conduzir a instituição por  caminhos menos ridículos dos  que hoje percorre. Marco Maia, a um mês de voltar aos grotões de onde não deveria ter saído, bem que poderia ter convencido Genoíno a não assumir um mandato  exposto ao convívio com    uma sentença judicial. Como também poderia ter levado os outros três deputados condenados a se licenciarem, evitando o vexame de comparecerem ao plenário e às comissões com o rótulo de corruptos pregado nas costas. Nem se discute a impossibilidade  de exercerem seus mandatos, submetidos no mínimo  à curiosidade de seus colegas e ao crivo da imprensa.  Inusitado muito  maior é  assistir a Câmara  transformada em ante-sala da cadeia, ainda mais batendo de frente com o Supremo Tribunal Federal.
  
Pode  demorar o choque final, ainda que venha inexorável  depois de a sentença dos mensaleiros transitar em julgado. Será aceita a evidência de que os mandatos de quatro deputados terão sido extintos com o ato final da condenação no Judiciário?  Ou o sucessor de Marco Maia se irá aferrar à esdrúxula tese de que os condenados continuarão deputados até  a casa   vir  a cassá-los? E se não cassar, ficarão limitados às dependências parlamentares, porque se saírem à rua serão presos pela Polícia Federal?
  
Tudo poderia ter sido evitado se Marco  Maia tivesse tido um lampejo de bom-senso, entre algumas lições de Direito Constitucional e outras tantas de Ética. O corporativismo por ele cultivado dará frutos capazes de gerar imensa indigestão institucional.

PEDRAS E ESPINHOS NO CAMINHO

 É difícil, escarpada e cheia de pedras e espinhos a trajetória do PT no rumo da  renovação. Quando  parecia  superada a etapa de conquistar o inconquistável,  que seria a defesa dos réus do mensalão, depois de estabelecida a premissa de que o partido já fizera tudo o que podia ser feito, acontece o quê? O refluxo azedo da posse de José Genoíno como deputado. Está sendo tudo renovado e revirado, sem que os companheiros possam, ao menos de público, exprimir sua reação ao retrocesso. Ninguém, no partido, ousará criticar o ex-presidente da legenda, mas todos, sem exceção, lamentam seu gesto.  Abre-se de novo a  ferida que ameaçava cicatrizar. Será que vão desanimar?         



 Começa o ano com um mensaleiro tripudiando encima do Supremo Tribunal Federal, condenado pelo STF o ex- deputado federal, ex-guerrilheiro e atual suplente parlamentar na Câmara dos Deputados, o senhor José Genoíno tomará 
posse nesta quinta feira dia 03/01/2013.

 "Genoíno assumirá, segundo a Secretaria Geral da Mesa, o cargo de suplente deixado por Vanderlei Siraque, que vai ocupar a vaga titular no lugar de Carlinhos Almeida (PT-SP), que renunciou por ter tomado posse como prefeito de São José dos Campos (SP). Como Siraque estava ocupando a suplência no lugar do deputado Aldo Rebelo, que é o atual ministro dos Esportes, Genoíno, segundo suplente, ficará com a vaga.

 Às manobras políticas feitas para salvar a pele do mensaleiro vai funcionar, nesta 
quarta 02/01/2013 Genoíno esteve no Congresso Nacional para apresentar documentos que faltava para lhe garantir o direito de posse.

  Com um ar de cinismo o réu do mensalão tripudia, e se coloca como se foce uma vítima, o Superior Tribunal Federal encontrou provas suficientes para condenar Genoíno, Graças às brechas da Constituição e o nosso Código penal fajuto que favorece ricos e poderosos, o réu poderá até não ir para a prisão.

 O réu vive uma síndrome de perseguido político, quando na verdade foi condenado por participar do maior crime de furtos ao erário da historia do Brasil.

Vejam como Genoíno reage ao ser questionado pelos repórteres, acusando, e se colocando como o injustiçado político. 
veja a matéria dos jornais:

02/01/2013 18h34 - Atualizado em 02/01/2013 18h44 

Na Câmara, Genoino chama repórter de '

torturador moderno'

Iara LemosDo G1, em Brasília

O ex-presidente do PT José Genoino foi à Câmara dos Deputados, em Brasília, para entregar os documentos necessários para assumir o cargo de deputado federal. (Foto: Beto Barata/Estadão Conteúdo)

O ex-presidente do PT José Genoíno foi à Câmara dos Deputados, em Brasília, para entregar os documentos necessários para assumir o cargo de deputado federal. Ele estava acompanhado da filha Mariana (Foto: Beto Barata/Estadão Conteúdo)                           Prestes a ser empossado novamente como deputado federal, o ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoíno se referiu a um repórter como "torturador moderno" na tarde desta quarta-feira (2).
Genoíno toma posse na tarde desta quinta (3) como deputado federal. Nesta quarta, ele esteve na Câmara, acompanhado da sua filha Mariana para entregar a documentação necessária para a posse na Secretaria da Mesa.

Questionado por repórteres sobre os impactos da condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão, no qual pegou seis anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto, o ex-deputado reagiu irritado.

"Eu falo amanhã depois da posse. E você [repórter] está me provocando, seu torturador moderno [...] Você não é repórter, você é um provocador”, disse o deputado.
Genoíno assumirá, segundo a Secretaria Geral da Mesa, o cargo de suplente deixado por Vanderlei Siraque, que vai ocupar a vaga titular no lugar de Carlinhos Almeida (PT-SP), que renunciou por ter tomado posse como prefeito de São José dos Campos (SP). Como Siraque estava ocupando a suplência no lugar do deputado Aldo Rebelo, que é o atual ministro dos Esportes, Genoíno, segundo suplente, ficará com a vaga.
Durante o julgamento do mensalão, o Supremo decidiu que os deputados condenados perderão o mandato após o trânsito em julgado do processo (quando não houver mais recursos), o que deve afetar Genoino e mais três deputados: João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).
O STF decidiu que após o fim do processo notificará a Câmara para que ela declare os cargos vagos, mas o atual presidente da Câmara, Marco Maia, disse que a decisão pode não ser cumprida. Ainda nesta quarta, o advogado de José Genoino no processo do mensalão, Luiz Fernando Pacheco, disse seu cliente vê como "dever" assumir a vaga de deputado.
"Ele assume amanhã (quinta) às 15h, em respeito aos eleitores. É um dever assumir, teve mais de 90 mil votos. Ele está tranquilo, é um deputado experiente desde 1982. Vai assumir a função e nós continuaremos brigando contra aquilo que a gente considera uma grande injustiça, que foi a condenação pelo STF. E, enquanto isso, ele vai atender a população que depositou nele sua confiança", disse.

Nenhum comentário: